Estratégias do Departamento Pessoal para 2024
Muito se falou que o e-Social foi um divisor de águas para as empresas brasileiras, e nesse contexto, o Departamento Pessoal está cada vez mais inserido nas estratégias organizacionais, assim como o profissional dessa área vem assumindo um posicionamento de destaque nas empresas.
Iniciamos um novo ciclo, não só de virada de competência, mas um novo ano está a nossa frente repleto de novidades e exigências governamentais que deixam o Setor da administração de pessoal em alerta.
Dentre as novidades, está o tão aguardado FGTS Digital, uma plataforma na nuvem dentro do universo gov.br com todas as informações da folha de pagamento relativas ao recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço que promete agilidade, tecnologia e simplificação de processos e fluxos com a substituição de nossa "amiga" SEFIP prevista para março deste ano.
A partir de 1º de Janeiro de 2024 as informações relativas ao imposto de renda geradas em folha de pagamento serão encaminhadas para a Receita Federal através do e-Social e EFD-Reinf mensalmente com o fechamento da folha, sendo assim, em 2025 estaremos livres da rotina da geração da DIRF.
Portanto, a DIRF e SEFIP se juntam às antigas obrigações acessórias substituídas pelo eSocial, como CAGED, RAIS, CAT, PPP, Livro de Registro, Comunicado de Dispensa e MANAD. Desta forma, o Departamento Pessoal se tornará um dos setores mais tecnológicos no que diz respeito a informações e interações com o Governo, bem como no cumprimento das obrigações trabalhistas e no correto recolhimento dos impostos, que hoje já está sendo efetuada pela DCTFWEB, responsável por gerar os DARFs de recolhimento do INSS e Imposto de Renda.
Diante de tantos desafios, como o profissional do Departamento Pessoal poderá responder a tantas mudanças? Quais estratégias poderão ser executadas em nossa área? Primeiro, precisamos entender nosso PROPÓSITO profissional, pois se não tivermos em mente a nossa missão, não podemos fazer nossas entregas de forma segura. Costumo dizer que nosso setor de pessoal possui um alicerce chamado Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT e colunas chamadas de Convenções Coletivas de Trabalho - CCT, porém, lembro que nossas entregas devem estar alinhadas não só na rigidez de leis e cálculos trabalhistas, mas na empatia e flexibilidade que exigem de nossa profissão, haja vista, o atendimento aos Empregados e Empregadores, nossos principais clientes.
O segundo passo a ser dado é entender a funcionalidade de cada novo fluxo a ser implantado, participando de cursos, treinamentos, entender os prazos, realizar testes nos sistemas antes da entrada da base de produção, conferir se as bases dos impostos do resumo da folha batem com os valores apresentados na DCTFWEB e FGTS Digital. Outra dica importante é de conferir no site gov.br os novos índices do Fator Acidentário de Prevenção - FAP para 2024, haja vista que a partir da competência de Setembro do ano anterior é liberado pelo site os índices a serem aplicados no ano vindouro, portanto, a folha de pagamento de competência Janeiro 2024, já deve contemplar a atualização no sistema de folha, se porventura houve a mudança desse importante índice, caso contrário, teremos divergências no cálculo do DARF previdenciário.
Diante do que apresentamos neste artigo, podemos dizer que as principais estratégias para um profissional da área de pessoal ter destaque é de manter-se sempre atualizado nos temas da área, manter uma postura proativa e analítica, realizando testes e atualizando os parâmetros da Folha de Pagamento. Vale dizer também que todo o profissional de DP deve apresentar habilidades com a tecnologia, aplicativos e programas que servem de elo entre o governo e empresas, tendo uma simplificação nos fluxos, segurança e assertividade maior no cumprimento das demandas trabalhistas e previdenciárias.
Elias Delson Santiago. #departamentopessoal #rhestrategico, dpestrategico, #dctfweb, #fgtsdigital #tecnologia, #dirf #c5solucoes
Comments